Olá pessoal do 2° ano de Artes - Univel, já que essa semana começaremos a trabalhar em Linóleo, na disciplina de gravura, irei compartilhar com vocês uma postagem sobre o assunto, que achei em um outro blog. Muito bonito!
Linóleo
Esta técnica assemelha-se ao entalhe da xilogravura, no entanto, ao invés de madeira, a matriz é de material sintético – placas de borracha, chamadas “linóleo”.
Igualmente a “xilo”, a placa de linóleo receberá a tinta que ficará nas partes em alto relevo, e sobre pressão será transferida para o papel.
Esta técnica é mais recente do que a xilogravura devido ao material de sua matriz, e foi muito utilizada pelos artistas modernos como Picasso por exemplo.
O linóleo é um material cujo invento foi patenteado na Inglaterra em 1860 por Frederick Walton. Esse material era indicado para forração (piso). Ele é feito a partir da combinação de óleo de linhaça, serragem de madeira cortiça, resinas naturais e pigmentos. Alguns artistas passaram a utilizar esse material da mesma forma que se utiliza a madeira para xilogravura. As ferramentas para o entalhe são as mesmas utilizadas para a madeira. A diferença está na impressão, pois enquanto que a matriz de madeira deixa aparecer os veios na impressão, com o linóleo obtêm-se áreas chapadas.
A técnica da impressão com linóleo também é semelhante à da xilogravura. Consiste em entalhar o desenho numa placa de linóleo, que depois servirá de matriz para a impressão em papel ou tecido.
O linóleo tem uma grande vantagem sobre a madeira: por ser mais macio, não tem as mesmas dificuldades que a madeira oferece para entalhar. Embora seja fácil esculpir em linóleo, convém escolher desenhos simples que tenham traços bem nítidos e esquemáticos, pelo menos no início.
Linóleogravura
A linóleogravura é uma técnica de reprodução de imagem, onde o desenho é gravado (cavado) em uma placa que lembra uma borracha, utilizando goivas (pequenos formões) como ferramenta. Após a gravação, a matriz (placa) recebe a tinta, o papel e vai para prensa, com isso é só colocar a gravura para secar.
As obras devem ser apresentadas com a numeração de cada série que o artista produz, por exemplo, 1/10, isto significa, obra 1 de uma série de 10 reproduções do artista.
Artista: Ana costalina
Bianchetti, Glenio – jogo de osso 1955
Camila Mesquita, Pablo picasso
Mulher com sombrinha, M.L.Pacheco
Duas mulheres na janela, 1950 – linóleo várias cores
Still Life Vasos e pêssego, linóleogravura 2008
Postado por: Tainara Taine
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